O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, através da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), lançou um conjunto de medidas de apoio ao voluntariado, que pretendem tornar esta prática mais dinâmica, mais qualificada e mais responsável.
Constituindo um dos mecanismos promissores de solidariedade social, importa continuar a promover medidas que contribuam para que o trabalho voluntário não só prossiga, como ganhe um maior dinamismo e um maior reconhecimento.
Assim, as medidas agora lançadas concorrem para a concretização de duas linhas de atuação essenciais: a qualificação do trabalho voluntário e a consolidação e expansão do voluntariado.
Todas as ações de voluntariado em Portugal disponíveis numa plataforma única
Desde 27 de julho está disponível a plataforma Portugal Voluntário, que vem facilitar o encontro entre aqueles que querem desenvolver uma ação de voluntariado e as organizações que a promovem.
A plataforma Portugal Voluntário vem colocar ao dispor das entidades agregadoras, como os Bancos Locais de Voluntariado, uma ferramenta de gestão para desenvolvimento mais facilitado do bom trabalho que têm vindo a executar.
Até ao final do ano, será ainda disponibilizada uma linha de financiamento de ações de formação e sensibilização do voluntariado para qualificação do trabalho voluntário, na componente de capacitação dos voluntários e das entidades promotoras que promovem ações de voluntariado – a expressão mais imediata e tangível da primeira destas linhas de atuação.
O seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil do voluntário, concedido às organizações promotoras de voluntariado, que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade no domínio da ação social, é outra das novidades.
Com este apoio pretende-se garantir que são acautelados os riscos que possam sobrevir para o voluntário, independente da idade e em caso de acidente ou doença sofridos durante a ação de voluntariado; e para terceiros que sofram prejuízos provocados pelo voluntário, potenciando o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.
Através destas medidas serão disponibilizados até 2021, cerca de cinco milhões de euros para o desenvolvimento e promoção do voluntariado.
Mais informações sobre os apoios financeiros.
Fonte: Portal do Governo/Portugal Voluntário