Acaba de ser divulgado o novo número da newsletter do Programa Operacional Mar.
Consulte a edição de maio para saber mais sobre os temas em destaque:
A convite da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a gestora do Mar 2020 participou numa interessante e importante sessão sobre “Política e Assuntos Marítimos e das Pescas: Balanço 2014-2020, Perspetivas e Propostas de Ação Alto Minho 2030”, realizada no passado dia 20 de maio, em Vila Praia de Âncora.
Essa foi a oportunidade para fazer um balanço da implementação do Programa Operacional Mar2020, que, apesar do significativo atraso com que se iniciou, comparativamente aos demais programas do Portugal 2020, está a ser executado a bom ritmo, registando um nível de compromisso superior a 67% e uma taxa de pagamentos de aproximadamente 30%.
No âmbito da sua política de gestão de proximidade, a gestão do Mar 2020 visitou, no passado dia 21 de maio, três entidades que submeteram e viram aprovadas as suas candidaturas ao Programa Operacional:
– A Organização de Produtores Vianapesca;
– A Organização de Produtores Propeixe;
– A fábrica de conservas Pinhais.
David Caçoila, 36 anos, casado, um filho, é homem do mar desde que se conhece. Aprendeu com pai a gostar do mar, sobretudo na apanha da alga, em São Martinho do Porto, onde ainda vive.
Esta experiência levou-o, com naturalidade, à Marinha, onde foi Mergulhador da Armada Portuguesa durante 3 anos. Ganhou os conhecimentos que lhe permitem hoje ser um profissional do mar.
O projeto “Primeira Onda”, com um investimento de 174 mil euros, financiado pelo Mar 2020 em cerca de 148 mil euros, e coordenado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com os agrupamentos de escolas de S. Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais, vai permitir que cerca de 500 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do litoral do Concelho de Torres Vedras possam aprender a surfar a sua “Primeira Onda”.
Fonte: Mar 2020/MC