px

Maria Luís Albuquerque indicada para comissária europeia

Ago 29, 2024 | Notícias

Maria Luis Albuquerque, ex-ministra das Finanças, foi indicada pelo Governo para comissária europeia.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, consegue assim mais uma mulher, o que pode garantir a Portugal uma pasta de peso e até uma vice-presidência.

O anúncio foi feito em São Bento, sem adiantar a pasta pensada para a comissária, tendo sido justificada opção por Maria Luis, de 56 anos, com as “qualidades e competências extraordinárias que vão enriquecer a Comissão Europeia e prestigiar Portugal”.

A ex-ministra de Estado e das Finanças, na fase da troika, está no Conselho Nacional do PSD e é membro do Conselho de Supervisão da subsidiária europeia da empresa norte-americana Morgan Stanley.

O Governo garante que a comissária estará “ao serviço dos europeus”, num “novo ciclo na União, de estímulo interno e com foco na economia europeia, de definição de quadro plurianual financeiros”, e “enormes desafios” na segurança e no alargamento.

Ainda sem pasta definida, as principais pastas são preferencialmente atribuídas a quem mais contribuiu para o orçamento. A indicação de uma mulher é um trunfo, quando von der Leyen quer paridade de género.

A primeira mulher indicada por Portugal para a Comissão Europeia foi Elisa Ferreira, com a pasta da Coesão e Reformas, que desejou  a Maria Luís “bom trabalho no fortalecimento da construção europeia e em prol do interesse nacional”.

FOTO: Mário Cruz/LUSA