A cerimónia de encerramento da iniciativa Nova Narrativa para a Europa, realizada ontem em Bruxelas, reuniu as conclusões dos debates dos jovens ao longo dos últimos dois anos.
Graças a uma série de debates à escala europeia, este projeto alcançou cerca de 62 000 jovens. Subsequentemente, os jovens apresentaram doze propostas concretas sobre o futuro da Europa.
As propostas apresentadas foram testadas num recente inquérito Eurobarómetro realizado em setembro de 2017, para verificar a sua recetividade junto de um grupo mais vasto de jovens.
O inquérito, no âmbito do qual foram consultados cerca de 11 000 cidadãos com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, mostra que os inquiridos concordam em geral com a necessidade de:
- Promover o espírito crítico e a capacidade de pesquisar informações para combater notícias falsas e o extremismo (49%);
- Facilitar o acesso a informações sobre ir viver e trabalhar no estrangeiro (49%);
- Promover uma mudança de comportamento graças a iniciativas respeitadoras do ambiente, tais como transportes sustentáveis ou sistemas de reciclagem em toda a Europa (40%).
Outras conclusões importantes do Eurobarómetro:
- Mais de metade dos jovens europeus considera que a educação e as competências constituem uma prioridade fundamental, que a UE deve ter em conta. A proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas vêm em segundo lugar, seguidas do emprego, da gestão dos fluxos migratórios e da integração dos refugiados;
- Registou-se um acréscimo da atividade dos jovens em relação ao último inquérito, efetuado em dezembro de 2014. 31 % dos inquiridos declararam ter participado em atividades de voluntariado organizadas no decurso dos últimos 12 meses;
- Mais de metade está envolvida em organizações como clubes desportivos, clubes de jovens ou ONG locais;
- Em particular, 64 % dos inquiridos afirmam ter votado numa eleição política nos últimos 3 anos.
Mais informações disponíveis no website da CE.
Fonte: Rep. da CE em Portugal