Para envolver os Trabalhadores Públicos na definição da Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública, são dinamizadas pelo INA “Oficinas de Participação” com todas as áreas do Governo, até ao final deste mês.
As “Oficinas de Participação” arrancam hoje, 13 de janeiro, no Centro de Formação INA, em Algés, com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.
O objetivo é construir a Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública para o período 2020-2023, com o contributo fundamental de dirigentes e trabalhadores de toda a administração central.
Este conjunto de sessões será realizado pela Equipa de Inovação do INA, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), e visa recolher contributos dos trabalhadores públicos em torno de quatro eixos transformadores: Investir nas Pessoas, Desenvolver a Gestão, Explorar a Tecnologia e Reforçar a Participação.
Serão ainda realizadas iniciativas de participação com representantes da Academia, empresas e terceiro setor, o que permitirá recolher dados relevantes para identificar áreas de melhoria em toda a administração pública.
Após a realização deste amplo processo participativo, com as Oficinas e outras iniciativas de participação, será apresentada a Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023, que constituirá o Roteiro para Modernizar o Estado e a Administração Pública de forma focada, determinada e com resultados que se esperam transformadores.
Fonte: INA/MC