“Colmatar lacunas: Política de Coesão da UE 2014-2020 – Criar uma vida melhor para os europeus” é o tema da publicação agora lançada pela Comissão Europeia, que apresenta resultados do período de financiamento 2014-2020.
Esta publicação está disponível nos Destaques do Centro de Recursos da AD&C.
A política de coesão da União Europeia é vital para reduzir as disparidades económicas e sociais e promover um desenvolvimento harmonioso em todo o continente.
Implementada em conjunto com os países e regiões da UE, presta um apoio ativo e atempado ao emprego, ao empreendedorismo, à investigação e desenvolvimento, às infraestruturas, ao ambiente, ao capital humano e muito mais, em consonância com os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
O título da publicação, Bridging Gaps, refere-se exatamente a isso: é através da política de coesão que as regiões podem dar resposta às suas necessidades e capitalizar as suas vantagens em benefício de todos.
Em 2014-2020, a UE investiu 405 mil milhões de EUR nas economias e sociedades europeias (um total estimado de 551 mil milhões de EUR com contribuições nacionais) através da Política de Coesão.
Embora a política de coesão seja executada através de três fundos: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo de Coesão (FC), esta publicação centra-se principalmente nos resultados proporcionados pelo FEDER e pelo FC, bem como nos instrumentos que são utilizados através destes fundos.
Oferece um mergulho profundo na política, seus objetivos e, mais importante, nos resultados do período de financiamento 2014-2020.
Embora existam milhares de projetos locais que merecem ser apresentados, as páginas desta publicação mostram um número limitado deles, na esperança de que transmitam a essência do impacto alcançado ao longo dos anos – a nível regional, nacional e europeu.
Consulte aqui:
Fonte: CE