O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores, o qual se rege por regulamento próprio.
Este Programa prevê um processo prévio de certificação de incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio a imigrantes empreendedores na criação e instalação de empresas de base tecnológica.
O processo realiza-se em duas fases:
- Certificação das incubadoras
O regime de certificação de incubadoras para que possam acolher cidadãos de estados terceiros encontra-se definido na Portaria nº. 344/2017, de 13 de novembro, sendo o IAPMEI responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.
As incubadoras que pretendam estar incluídas na lista de entidades certificadas devem candidatar-se nos termos do Aviso 2018-01- Startup VISA – Certificação de Incubadoras.
O prazo para a apresentação de candidatura decorre entre o dia 15 de janeiro de 2018, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), e o dia 15 de fevereiro de 2018, até às 19h00 (hora de Portugal Continental).
- Candidaturas de empreendedores
Depois de concluído o processo de certificação das incubadoras, que será anunciado durante o mês de fevereiro, os empreendedores de todo o mundo, podem candidatar-se através da plataforma online que ficará disponível para o efeito.
Mais informações disponíveis no website do IAPMEI.
Fonte: IAPMEI