Arranca hoje, em Ponte da Barca, a sexta edição do Summer CEmp, a escola de Verão da representação da Comissão Europeia em Portugal.
Quarenta estudantes universitários de todo o país vão, a partir de hoje e até sábado, debater em Ponte da Barca o futuro da Europa, os seus valores e impacto na vida dos cidadãos, com novas eleições europeias à vista em 2024.
Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão em Portugal, explica que esta é uma oportunidade para 40 jovens universitários sentarem-se à mesa e discutir com quem tem de facto poder de decisão.
Será mais uma edição da escola de verão Summer CEmp, organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, e que este ano se realiza naquela vila do Minho.
Está prevista a participação de Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão; Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República; Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência; os secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.
De acordo com informação divulgada pela organização, a edição 2023 do Summer CEmp “vai centrar-se na reflexão e discussão do impacto concreto que a União Europeia pode e deve ter na vida dos cidadãos e na importância da defesa e promoção dos valores europeus, nomeadamente a democracia e a participação dos jovens, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024”.
O Programa inclui um conjunto de conversas em formato de debate com os eurodeputados Isabel Carvalhais, João Albuquerque, Margarida Marques, Maria Manuel Leitão Marques José Manuel Fernandes e Nuno Melo.
As anteriores edições aconteceram em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).
Pode aceder a testemunhos e partilhas de participantes e oradores das edições passadas do #SummerCEmp e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram.
Saiba tudo sobre o Summer CEmp 2023!
Fonte: SummerCemp/JN