Valongo é um dos municípios vencedores do European Green Leaf Award 2022, uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos. O prémio financeiro no valor de 200.000€ será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental.
“As cidades de Tallinn, Valongo e Winterswijk demonstraram o compromisso e ações concretas para criar locais mais saudáveis, melhores e mais verdes para seus cidadãos. Apesar de mais um ano sob as restrições da COVID-19, as ambições para uma transição verde permanecem altas. Os vencedores deste ano nos convenceram de sua capacidade de ir mais longe pela sustentabilidade e liderar o caminho na criação de cidades que são adequadas para a vida”, referiu Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas.
A cidade portuguesa de Valongo convenceu o Júri de que está a abordar as questões ambientais. Prioriza o envolvimento dos cidadãos e mostra um forte compromisso político. A cidade concentra-se em áreas naturais, já que cerca de 60% de seu município é coberto por floresta. Como a maioria dessas áreas é de propriedade privada, isso torna ainda mais desafiador implementar políticas públicas. O júri também apreciou as várias maneiras como a cidade oferece apoio aos cidadãos de baixo rendimento na transição para a sustentabilidade, bem como a estreita colaboração de Valongo com cidades vizinhas para preservar a natureza circundante.
O envolvimento dos cidadãos em processos participativos, os projetos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça foram alguns dos pontos tidos em consideração pelo júri para atribuir este importante galardão ao Município de Valongo.
Valongo torna-se, assim, a segunda cidade portuguesa a vencer o prémio, depois de Torres Vedras, em 2015.
Sobre o prémio
Criado em 2014, este prémio visa reconhecer as cidades que demonstrem um bom histórico ambiental e compromisso com a geração de crescimento verde, incentivar as cidades a desenvolver ativamente a consciencialização e o envolvimento ambiental dos cidadãos e identificar cidades capazes de atuar como um “embaixador verde”, assim como encorajar outras a progredir em direção a melhores resultados de sustentabilidade, lê-se no regulamento do prémio.
Saiba mais aqui.
Fonte: Município de Valongo/ TV Europa