A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão recebeu a visita de uma delegação do MEP – Ministério da Economia e do Planeamento de Angola, ao abrigo da iniciativa Facilidade de Diálogo UE-Angola, para troca de experiências relativas a práticas de planeamento e de avaliação de políticas públicas e à qualidade dos procedimentos de recolha de dados e reporte de informação.
Esta visita decorreu no âmbito da receção promovida pelo PlanAPP, entre os dias 15 e 23 de janeiro, a esta delegação, tendo em vista a troca de experiências relativas ao planeamento do desenvolvimento e à avaliação de políticas públicas.
A Facilidade de Diálogo UE-Angola é um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, sendo igualmente um instrumento de cooperação entre a União Europeia e Angola que visa apoiar ações (Ações de Diálogo) promovidas por instituições angolanas e europeias por forma a aprofundar a troca regular de conhecimento e boas práticas nas áreas definidas pelo Acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia.
Estes sete dias de visita de estudo a Portugal corresponderam à segunda parte da iniciativa Facilidade de Diálogo UE-Angola. A primeira parte, iniciada em dezembro do ano passado, contou com a deslocação a Luanda de uma delegação portuguesa chefiada pelo diretor do PlanAPP, Paulo Areosa Feio. Nesse âmbito, foram realizados dois workshops e estreitaram-se contatos com dirigentes e técnicos do MEP.
Esta visita teve como fim reforçar o processo de troca de experiências começado em Angola.
Dinamizada pela Direção Nacional de Estudos Socioeconómicos do MEP e o PlanAPP, esta ação visou estruturar uma relação duradoura entre os dois proponentes, trocar conhecimento sobre práticas de planeamento e de avaliação de políticas públicas e reforçar as competências e a qualidade dos procedimentos de recolha de dados e reporte de informação, nomeadamente no acompanhamento do quadro.
Fonte: AD&C-UPIQ