Foi ontem lançada em Oeiras, uma linha de atendimento de emergência para cidadãos surdos.
A aplicação MAI112 já está disponível para download através do site 112.pt e em breve poderá ser descarregada diretamente nos smartphones através da Play Store (Android) e App Stores (iOS).
Trata-se de um serviço inovador que funciona através de videoconferência entre a pessoa surda que necessita de ajuda, o operador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes e por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que fará a tradução.
A aplicação inclui também geolocalização, enviando para o operador a localização da pessoa que efetua a chamada. Também é possível comunicar com o operador através do envio de uma mensagem de texto.
O serviço é gratuito e estará disponível em permanência 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional, para cidadãos portugueses ou estrangeiros. Para utilizar o serviço basta ter acesso à internet e fazer a instalação da aplicação no telemóvel.
Este projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Administração Interna e pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e contou com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.
Fonte: Portal do Governo/FPAS/MC