As comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal (1995-2020) e dos 10 anos do Museu do Côa são assinalados hoje a partir das 09h30 com a apresentação de um conjunto de iniciativas no Auditório António Guterres que será inaugurado por essa ocasião no Museu do Côa, e que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Após uma visita da comitiva ao núcleo de arte rupestre do Fariseu, é inaugurado, pelas 11h30, o Auditório António Guterres, no Museu do Côa, na presença do antigo Primeiro-Ministro e atual Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.
Depois da sessão de inauguração que inclui intervenções dos Ministros e de António Guterres, é apresentado pelas 12h50 o Programa PROMOVE, lançado pela Fundação La Caixa, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, alargando o âmbito de edições anteriores, concluídas em 2018 e 2019.
Pelas 14h45 é apresentado e assinado o contrato de financiamento do projeto “Dinamização da fruição sustentável e acessível do Vale do Côa”, no âmbito do Programa Valorizar: Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
O projeto colaborativo desenvolvido entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o CEIIA e a Fundação Côa Parque, que visa o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias aeroespaciais e de observação da Terra para o mapeamento detalhado do Vale do Côa é apresentado às 15h20 no Auditório António Guterres.
Às 16h30 realiza-se a apresentação e instalação do Pólo do Laboratório Colaborativo More – Montanhas de Investigação em MEDA, em colaboração com o IPB e a Fundação Côa Parque, entre outros parceiros empresariais. Durante a apresentação, que conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, serão divulgados os principais projetos de investigação e inovação em curso no MORE (Casa da Cultura de Mêda).
Fonte: Portal do Governo/DGPC/Museu do Côa/MC