A Comissária responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen copreside, com Samir Said Murad, ministro do Trabalho da Jordânia, à 4.ª Conferência Ministerial Mediterrânica sobre o Emprego e o Trabalho, que se realiza hoje e amanhã no Hotel Cascais Miragem.
Esta conferência é organizada pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social português, José António Vieira da Silva, na presença de Nasser Kamel, Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo (UfM).
A edição deste ano centra-se no emprego, nas competências e nas oportunidades para todos. Pretende debater os desafios mais urgentes do mercado de trabalho da região do Mediterrâneo, identificando formas de o tornar inclusivo e acessível a todos, em particular aos jovens e às mulheres.
Na região euro-mediterrânica, o desemprego dos jovens é duas vezes superior ao desemprego dos adultos. Se considerarmos apenas a costa do sul do Mediterrâneo, os jovens têm até três vezes mais chances do que os adultos de estar desempregados. As mulheres continuam a estar sub-representadas no mercado de trabalho devido a barreiras persistentes e a uma lacuna existente entre os esforços legislativos e a implementação real.
A Conferência encerra com uma conferência de imprensa, transmitida, no dia 3, pelas 13h30 (Bruxelas), pela EbS.
Sobre a União para o Mediterrâneo
Lançada em 2008, a União para o Mediterrâneo é uma organização intergovernamental, que reúne os 28 Estados-Membros da União Europeia e os 15 países da margem sul e oriental do Mediterrâneo, para promover o diálogo e a cooperação.
Esta organização é atualmente copresidida pela Comissão Europeia e pela Jordânia.
Fonte: CE/Portal do Governo/UfM