Portugal captou mais 73,4 milhões de euros do Programa Horizonte Europa que vão financiar a Investigação e Desenvolvimento de 124 projetos de 152 empresas portuguesas, conforme anunciado pela ANI.
Foram aprovadas 16,4% das 756 propostas apresentadas, cujo financiamento vai servir para desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento para promoção da literacia, comunidades inclusivas, segurança civil e sistemas 6G.
“Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa. Das 152 entidades que angariaram financiamento, 12 receberam pela primeira vez financiamento em programas de apoio europeus, o que significa que estamos a conseguir diversificar a nossa participação e a aumentar a nossa competitividade nestes programas”, destacou Joana Mendonça, Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação.
Os projetos apurados pertencem às áreas da cultura, criatividade e sociedade inclusiva; segurança civil para a sociedade; digital, indústria e espaço e alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente.
Alguns dos projetos envolvem, por exemplo, o desenvolvimento de sistemas inteligentes para promoção da literacia, comunidades inclusivas, segurança civil e cibersegurança, tecnologias quânticas e sistemas 6G.
HORIZONTE EUROPA
Lançado para o quadro comunitário 2021-2027, o Programa Horizonte Europa conta com um orçamento total de 95,51 mil milhões de euros.
É o programa fundamental da UE para o financiamento da Investigação e da Inovação que trata as alterações climáticas, contribui para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e promove a competitividade e o crescimento da UE.
O Horizonte Europa facilita a colaboração e reforça o impacto da investigação e da inovação no que diz respeito ao desenvolvimento, apoio e execução das políticas da UE, dando simultaneamente resposta aos desafios globais. Apoia a criação e uma melhor difusão de tecnologias e conhecimentos de excelência.
Cria postos de trabalho, incentiva a plena participação do viveiro de talentos da UE, estimula o crescimento económico, promove a competitividade industrial e otimiza o impacto do investimento num Espaço Europeu da Investigação reforçado.
Em Portugal a ANI é responsável pelo acompanhamento da participação da comunidade científica, tecnológica e de inovação em projetos do Horizonte Europa.
Cada uma das áreas é acompanhada por Pontos de Contacto Nacionais (NCP), responsáveis por divulgar e promover todas as ações específicas relativas à sua esfera de intervenção, assim como esclarecer e auxiliar os interessados no processo de candidatura.
Fonte: CE/ANI