A implementação do PENSAARP 2030 – Novo Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais, é o grande tema em destaque na 17.ª Expo Conferência da Água, dias 21 e 22 de novembro, onde a AD&C participa no Painel V – Apoios ao Investimento.
Que apoios poderão ser canalizados para o setor da água no âmbito do Portugal 2030? E quais as áreas prioritárias para a atribuição de apoios? Qual o calendário para a implementação do novo quadro comunitário de apoio? Para além dos 390 milhões destinados a melhorar a gestão hídrica, que outras oportunidades de financiamento podem ser aproveitadas pelo setor da água?
Carla Leal, Diretora da Unidade de Avaliação e Monitorização Estratégica na AD&C, vai responder a estas e outras questões.
Consulte o PROGRAMA e INSCREVA-SE AQUI.
A versão final do Acordo de Parceria Portugal 2030 já foi entregue em Bruxelas, e os Programas que vão permitir mobilizar os 23 mil milhões serão negociados nos próximos meses.
Na 17.ª Expo Conferência da Água, vamos perceber que fundos podem ser canalizados para o setor da Água, tendo presente o elevado investimento que terá de ser executado ao longo da próxima década. Serão também avaliados outros apoios ao investimento a serem disponibilizados ao setor.
Os grandes desafios da execução do PENSAARP 2030, como a aplicação de tarifas sustentáveis num contexto de eficiência ou as formas de evitar um setor a duas velocidades, estarão no centro da discussão.
Este debate, promovido pelo Jornal ‘Água & Ambiente’, é feito numa altura em que se torna evidente que o problema da escassez de água veio para ficar e que novas soluções serão necessárias para fazer face ao avanço inexorável das alterações climáticas.
PARTICIPE!
Fonte: ÁguaeAmbiente/AD&C