Foi publicado na revista ‘Ciência e Políticas Públicas’, um artigo sobre ‘A Avaliação dos Fundos Europeus em Portugal’ da autoria de Sofia Lai Amândio, socióloga e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL).
Neste artigo é apresentado um Estudo sobre a avaliação do principal instrumento da Política de Coesão no Portugal europeu: os FEEI – Fundos Europeus Estruturais de Investimento.
A partir de uma base documental composta por legislação nacional e europeia consolidada nos últimos 30 anos, é analisada a institucionalização da avaliação dos fundos europeus na administração pública, destacando-se os atores e as regras de avaliação.
Segundo Sofia Amândio “a produção destes dados empíricos revela um processo dual de implementação da política de avaliação dos fundos europeus na administração indireta do Estado, a partir do qual uma crescente tecnocratização da avaliação representa novos condicionamentos ao financiamento”.
Em que consiste a institucionalização formal-legal da avaliação dos fundos europeus, em Portugal? Quais os modelos de governação legislados? Quem são os atores da sua implementação interna e externa na administração pública? E em que consiste a sua tecnicização?
Saiba a resposta a estas e outras questões aqui:
- A AVALIAÇÃO DOS FUNDOS EUROPEUS EM PORTUGAL (ulisboa.pt)
Fonte: ‘Ciências e Políticas Públicas’ ISCSP-ULisboa