A Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal de Beja, organiza no dia 26 de outubro, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial, em Beja, a conferência “Inovação Social: contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica”.
O objetivo é sensibilizar entidades públicas e privadas para a importância da inovação social numa estratégia de desenvolvimento integrada do território, que inclua esforços para a implementação de soluções inovadoras para desafios sociais como o desemprego, o insucesso escolar, o envelhecimento ou a exclusão social, testando respostas complementares ou alternativas às já existentes.
O painel principal será moderado pelo Presidente da Estrutura de Missão da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e contará com a presença das gestoras de projetos já financiados pela Portugal Inovação Social, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE):
- Mentes Empreendedoras,
- IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social,
- Rádio Miúdos, Há Festa na Aldeia,
- Pro-Move-Te.
Os representantes destes projetos falarão sobre a sua experiência na dinamização dos territórios do interior e sobre os planos de expansão da sua atividade para a região do Alentejo.
O encerramento da conferência ficará a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que tutela a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
O evento culminará com a inauguração da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, um projeto cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, que criará condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.
O Alentejo é um dos quatro territórios elegíveis para apoio da Portugal Inovação Social, ao lado do Norte, Centro e Algarve. Para as regiões do Norte, Centro e Alentejo, estão neste momento abertos dois concursos:
- Capacitação para o Investimento Social (até 4 de dezembro com dotação de 7 milhões de euros),
- Títulos de Impacto Social (até esgotar a dotação de 5 milhões de euros).
Fonte: Portugal Inovação Social