A Comissão Europeia já anunciou as cidades vencedoras do 3.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras, entre as quais destacamos Aveiro com o projeto AVEIRO STEAMCity no domínio do emprego e competências na economia local.
O projeto ajudará a preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica associada à 5G com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações.
Identificar, testar e divulgar soluções concretas para desafios urbanos comuns
Uma dotação de 92 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional financiará soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.
No âmbito do 3.º convite à apresentação de propostas ao abrigo das Ações Urbanas Inovadoras, estas 22 cidades receberam financiamento para projetos nas seguintes áreas:
- Adaptação às alterações climáticas: Amesterdão (NL), Barcelona (ES), Grande Manchester (UK), Riba-roja de Túria (ES), Sevilha (ES), Paris (FR);
- Qualidade do ar: Aix-Marseille Provence Metropole (FR), Breda (NL), Helsínquia (FI), Ostrava (CZ), Portici (IT);
- Habitação: Bruxelas (BE), Budapeste (HU), Gante (BE), Mataró (ES), Área Metropolitana de Lyon (FR);
- Empregos e competências na economia local: Aveiro (PT), Cluj-Napoca (RO), Cuenca (ES), Eindhoven (NL), Vantaa (FI), Ventspils (LV).
Entre os exemplos de projetos, contam-se novas soluções para reduzir o risco de incêndios periurbanos em Riba-roja de Túria, Espanha, uma nova geração de sistema de abastecimento de energia com base em baterias de veículos elétricos em Breda, Países Baixos, recreios de escolas resistentes a ondas de calor em Paris, França, habitação social energeticamente eficiente em Budapeste, Hungria, e orientação profissional inovadora em Ventspils, Letónia. Consulte todos os projetos selecionados.
4.º Convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas
A Comissão lança também o 4.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras. São agora disponibilizados 100 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores destinados a proteger e reduzir a vulnerabilidade dos espaços públicos, tal como anunciado no plano de ação de 2017, no âmbito da Agenda Europeia para a Segurança. Serão igualmente financiados projetos digitais, ambientais e de inclusão.
O 4.º convite decorre até janeiro de 2019 e as cidades vencedoras serão anunciadas no verão de 2019.
Fonte: CE