A AD&C acolheu, dia 21 de janeiro, um workshop transnacional dedicado à reflexão sobre o futuro da política de coesão no período pós 2027, com enfoque nas medidas de simplificação previstas na proposta da Comissão Europeia para o quadro financeiro 2028–2034.
O encontro reuniu representantes das autoridades nacionais de Portugal, Itália, Luxemburgo, Lituânia, Irlanda, Bélgica, Estónia e Chipre, bem como da Comissão Europeia, no âmbito da Rede Transnacional de Simplificação da DG REGIO.

O objetivo principal do workshop foi promover uma discussão preliminar e estruturada sobre a evolução das regras de implementação da política de coesão, com base nas lições aprendidas durante o período de programação 2021–2027, designadamente no recurso a instrumentos como as Opções de Custos Simplificados (OCS) e os Financiamentos Não Ligados a Custos (FNLC).


O programa proporcionou a partilha de experiências dos Estados Membros, debates em painel com representantes da Comissão Europeia e discussões em grupo orientadas para a preparação do período pós 2027, explorando soluções de simplificação, modelos de governação e sistemas de gestão e controlo mais eficazes e proporcionais.

As conclusões deste workshop irão alimentar os trabalhos da Rede Transnacional de Simplificação e contribuir para o debate europeu sobre um modelo de política de coesão mais simples, orientado para resultados e centrado nos beneficiários.
À margem da reunião, falámos com dois responsáveis, que fazem o balanço da iniciativa e perspetivas futuras.
Fonte: AD&C-USI

