Nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro a AD&C participará no Workshop “Energia dos Municípios – Como promover a Descarbonização da Matriz Energética de um Município”, com lugar no Polo do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
A Agência estará representada pelo seu Vice-Presidente, Duarte Rodrigues, que participará no “Painel V – Modelos e Oportunidades de Financiamento”, para debater o financiamento de projetos de promoção de soluções de produção descentralizada de energia renovável, nos Municípios e Áreas Metropolitanas.
O evento promovido pelo LNEG, em parceria com o IGAP – Instituto de Gestão e Administração Pública, destina-se sobretudo a Dirigentes, Coordenadores e Técnicos Municipais envolvidos no desenvolvimento dos projetos de descarbonização, CIMs e Áreas Metropolitanas, Entidades Reguladoras e Agências do setor.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Consulte o Programa provisório e inscreva-se no site do IGAP.
Descarbonizar os Municípios
A energia, simultaneamente uma atividade económica e um fator de produção, é um dos pilares essenciais do novo modelo económico em construção: descarbonizado e circular.
Os municípios, pela sua proximidade quer às populações quer aos agentes económicos e pelas atribuições e competências que lhe estão cometidas, têm que estar na linha da frente no combate à pobreza energética e na promoção de soluções de produção descentralizada de energia renovável.
Dada a dimensão e complexidade do problema, é do maior interesse e relevância política, económica, social e ambiental que a governação dos municípios conheça que meios estão ao seu alcance e capacitada para identificar as soluções que melhor se ajustam à sua realidade local e ser capaz de monitorizar e avaliar os impactos estimados nas vertentes económica, ambiental e social.
Um pouco por toda a Europa encontramos exemplos de autarquias, cidadãos e empresas que se juntam em torno de novas soluções de produção descentralizada, com evidentes ganhos económicos, sociais e ambientais.
Hoje, planear a energia deve fazer parte do planeamento e da disponibilização de bens e serviços duma autarquia. Como promover a descarbonização da matriz energética de um município, é o DESAFIO.
Fonte: LNEG