A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão e a EMPIS – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, vão representar Portugal no consórcio para o Centro Nacional de Competências para a Inovação Social.
A candidatura portuguesa, “ESF+ Network of Competence Centres for Social Innovation” (ENCCSI), em conjunto com a Irlanda, Bulgária e Chipre, é um dos consórcios vencedores do concurso lançado em 2020 pela Comissão Europeia com o objetivo de criar ‘Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social‘ em cada país.
A representar Portugal no consórcio estarão a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), que se juntam a 9 entidades públicas e privadas líderes na promoção da Inovação Social em representação dos restantes 3 países.
O arranque deste projeto terá lugar no próximo dia 20 de maio, com a realização da reunião de kick-off com os representantes de todos os Consórcios participantes e a Comissão Europeia.
Este concurso é uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Programa Europeu para o Emprego e a Inovação Social (EaSI), via Direção-Geral Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia.
Visa fortalecer o panorama diversificado de promoção e ampliação da inovação social em cada Estado Membro da União Europeia, através do desenvolvimento e prototipagem, ao longo de 24 meses, de uma estrutura em cada um dos países incluídos na parceria, com recursos especializados, para apoiar e aumentar a capacidade de ação dos principais atores do ecossistema de inovação social no país.
Pretende-se que estes futuros Centros possam atuar em rede, capacitar entidades públicas e privadas, gestores de financiamento que atuam na área da Inovação Social, outras entidades chave e os próprios empreendedores, e assim dinamizar os ecossistemas nacionais para a experimentação de novas soluções para problemas societais.
A nível nacional, este projeto pretende dar continuidade à experiência acumulada nos últimos anos na promoção da inovação social e dinamização do mercado de investimento social, conduzida pela Portugal Inovação Social, uma iniciativa pública pioneira na Europa que mobiliza fundos da União Europeia para financiar projetos inovadores que propõe novas formas de responder aos desafios sociais mais diversos e complexos da atualidade.
Foram já aprovadas 581 candidaturas de projetos experimentais de inovação social, através três instrumentos de financiamento e um instrumento financeiro, representando mais de 110 milhões de euros de financiamento onde se inclui mais de 35 milhões de euros de investimento social mobilizado junto de entidades privadas e públicas, nomeadamente fundações, empresas e municípios.
O ecossistema de Inovação Social em Portugal é um dos mais dinâmicos do mundo e os fundos da União Europeia têm sido estruturantes desta agenda.
A Inovação Social é uma das mais decisivas oportunidades de desenvolvimento social e económico do país e pode por isso ser um instrumento poderoso para a reconstrução social e económica pós-pandémica.
A experiência portuguesa demonstrou ser possível fazê-lo eficazmente com políticas públicas que despertem o potencial empreendedor e incentivem o investimento privado.
Fonte: Portugal Inovação Social