A Agenda Urbana para a UE tem um novo Portal Futurium dedicado aos europeus que discutem as políticas da UE, onde pode explorar todas as parcerias, ações e resultados da Agenda Urbana de outras agendas europeias agora num formato mais interativo e amigo do utilizador.
A Agenda Urbana da UE visa encontrar uma resposta para os problemas com que se confrontam as cidades através da criação de parcerias entre a Comissão, as organizações da UE, os governos nacionais, as autoridades locais e outras partes interessadas, como as organizações não governamentais.
Em conjunto, estes intervenientes desenvolvem planos de ação para melhorar a qualidade da legislação, intervir na operacionalização dos programas de financiamento e incentivar a partilha de conhecimentos (dados, estudos, boas práticas).
Os temas prioritários neste momento presentes em discussão na Agenda Urbana são os seguintes:
- qualidade do ar
- economia circular
- adaptação às alterações climáticas
- transição digital
- transição energética
- alojamento
- inclusão dos migrantes e refugiados
- contratação pública responsável e inovadora
- emprego e competências na economia local
- utilização sustentável dos solos e soluções baseadas na natureza
- mobilidade urbana
- pobreza urbana
Estes temas foram definidos no Pacto de Amesterdão, ratificado em maio de 2016 pelos ministros dos países da UE responsáveis pelos assuntos urbanos.
Visite o Portal Futurium e conheça a mais recente linha da ação sobre o principais temas do espaço das cidades da União Europeia.
Fonte: Comissão Europeia