px

Amigos da Coesão apelam a “compromisso justo sobre o quadro financeiro plurianual da UE”

Nov 6, 2019 | Notícias

O Primeiro-Ministro António Costa participou ontem, em Praga (República Checa), na cimeira dos Amigos da Coesão, um grupo de 16 Estados da União Europeia que tem como objetivo reduzir as disparidades nacionais e regionais na UE.

 

A reunião, em que além dos Chefes ou membros dos Governo dos 16 países, estiveram ainda presentes a Itália e o Comissário Europeu do Orçamento, Gunther Oettinger, discutiu principalmente o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2017.

 

A atual contribuição é de 1,16% do rendimento nacional bruto de cada país, a proposta da Comissão é de 1,1%, a do Parlamento de 1,3%, e a da presidência finlandesa de entre 1,03 e 1,08%.

 

Os 16 países assinaram uma declaração na qual afirmam que “é vital salvaguardar o financiamento para a Política de Coesão no nível do quadro financeiro plurianual de 2014-2021 em termos reais”, tanto mais que esta política é “um instrumento chave de investimento que contribuiu significativa e visivelmente para a real convergência de regiões e Estados Membros na União Europeia”.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: Portal do Governo/MC