Foi ontem apresentado o Relatório do Comité das Regiões na RegionsWeek 2023 intitulado “Estado das regiões e dos municípios da União Europeia”, onde se constata que o despovoamento e a aposta no “verde e digital” pode acentuar as assimetrias regionais.
A publicação está disponível na área Destaques e no Catálogo Bibliográfico do Centro de Recursos da AD&C. Consulte outras publicações do Catálogo.
O Relatório apresenta uma panorâmica dos desafios mais prementes com que se deparam as regiões e os municípios na Europa, assim como soluções do terreno para fundamentar as decisões políticas da UE.
Fornece pistas sobre a forma como as regiões e os municípios respondem a crises como as catástrofes climáticas ou a guerra da Rússia contra a Ucrânia, ilustrando também a forma como as regiões e os municípios contribuem para a transformação das nossas sociedades a longo prazo, através da transição ecológica e digital, e reforçam simultaneamente a coesão.
É um retrato altamente contrastado. De um lado, cidades e regiões populosas e dinâmicas em termos económicos e sociais, do outro as que vão perdendo pessoas e, ao mesmo tempo, a capacidade de acompanhar o ritmo do desenvolvimento.
“Muitas regiões e cidades europeias estão a ver o número de habitantes a reduzir, porque também não conseguem reter os mais novos e também os mais qualificados. Isto é um desastre para as pessoas, com um acentuado envelhecimento”, constatou Elisa Ferreira, a comissária europeia para a Coesão e as Reformas, nesta segunda-feira, durante a apresentação do Relatório.
Consulte aqui:
Fonte: CE/COR