px

As Contas Económicas Europeias do Ambiente devem tornar-se mais úteis, afirma o TCE

Out 14, 2019 | Notícias

Segundo um novo relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), as contas económicas europeias do ambiente (CEEA) devem tornar se mais úteis para os decisores políticos. As CEEA são uma fonte importante de informações para acompanhar e avaliar as políticas ambientais, mas várias questões impedem-nas de serem plenamente exploradas, afirma o Tribunal.

 

As CEEA proporcionam um quadro estatístico que ajuda a descrever a relação entre o ambiente e a economia. Permitem, por exemplo, saber quanto custa proteger o ambiente e quem suporta esse custo. Assim, estas contas são importantes para a avaliação das políticas ambientais fundamentais, como o 7º Programa de Ação em matéria de Ambiente (7º PAA), e para a medição dos progressos na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

O Tribunal avaliou a forma como a Comissão Europeia definiu, geriu e utilizou as CEEA e se teve em conta as necessidades de dados ao conceber e desenvolver estas contas. Examinou também os procedimentos de avaliação da qualidade relativos aos dados das CEEA.

 

Fonte: TCE/MC