O Pilar Europeu dos Direitos Sociais é a estratégia social para assegurar que as transições decorrentes da neutralidade climática, da digitalização e da evolução demográfica, bem como a recuperação da pandemia da COVID-19, são socialmente justas e equitativas. A estratégia baseia-se em 20 princípios fundamentais.
Para sair da atual crise, a União Europeia precisa de se concentrar na recuperação, promover a resiliência e guiar a economia no sentido de uma transição justa, ecológica e digital. Isto não pode acontecer à custa das pessoas, das regiões ou dos países mais pobres. A recuperação terá de ser inclusiva e equitativa. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais serve de bússola para enfrentar os desafios sociais e económicos do nosso tempo.
Para apoiar a sua aplicação e preparar o terreno para o plano de ação do pilar (a apresentar no início de 2021), a Comissão Europeia lançou um amplo debate com todos os países e regiões da UE e com todos os parceiros.
Por conseguinte, a Comissão convida todos os parceiros a apresentarem os seus pontos de vista até 30 de novembro de 2020 sobre novas medidas estratégicas ou iniciativas jurídicas necessárias a diferentes níveis (local, regional, nacional e da UE) e/ou a assumirem compromissos concretos enquanto Estado-Membro, região, cidade ou organização no sentido da aplicação do pilar.
Apresente aqui o seu contributo
Fonte: CE/MC