Mariya Gabriel, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Simona Kustec, Ministra da Educação, Ciência e Desporto da Eslovénia, já anunciaram os primeiros vencedores do Prémio Europeu do Ensino Inovador e quatro são portugueses.
Apoiado pelo programa Erasmus+, este prémio destaca práticas inovadoras e de aprendizagem, bem como a cooperação europeia no domínio da educação através de atividades transnacionais. Esta primeira edição centrou-se na aprendizagem à distância e mista, em alusão aos últimos meses de pandemia, e no Plano de Ação para a Educação Digital, proposto pela Comissão no ano passado.
Os vencedores portugueses são:
- Agrupamento de Escolas da Maia;
- Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho;
- Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães;
- Escola Profissional Amar Terra Verde.
O Prémio
Realizada pela primeira vez em 2021, esta iniciativa tem como objetivos:
- celebrar os êxitos dos professores e das escolas e valorizar o seu trabalho
- identificar e promover práticas de ensino e aprendizagem excecionais
- utilizar o prémio como meio de aprendizagem mútua
- salientar o valor do programa Erasmus+ para a colaboração dos professores europeus e a criação do Espaço Europeu da Educação
O prémio centrar-se-á no ensino escolar, incluindo a educação e acolhimento na primeira infância e as escolas de ensino e formação profissionais.
À semelhança das Academias de Professores de Erasmus+, esta nova iniciativa visa apoiar os professores e formadores nas suas carreiras, promovendo a excelência profissional, as redes profissionais e as comunidades de prática, bem como a mobilidade para fins de aprendizagem no estrangeiro.
Serão atribuídos quatro prémios a cada país do programa Erasmus+:
- educação e acolhimento na primeira infância
- ensino básico (1.º ciclo)
- ensino secundário
- Escolas de ensino e formação profissionais
O prémio, que todos os anos incidirá numa temática específica, irá recompensar professores e escolas cujos projetos tenham tratado um tema particular entre as prioridades do Espaço Europeu da Educação.
Este galardão homenageia o trabalho de professores e escolas em toda a Europa. Apoiado pelo programa Erasmus+, este prémio destaca práticas inovadoras e de aprendizagem, bem como a cooperação europeia no domínio da educação através de atividades transnacionais.
Os critérios de seleção incluíam, nomeadamente, a inclusão e o papel ativo dos alunos, a colaboração entre professores e em toda a comunidade escolar, bem como o impacto do projeto no desenvolvimento da educação escolar.
A cerimónia europeia de entrega dos prémios será organizada a 20 de outubro de 2021, com vários laureados a apresentar os seus projetos.
Mais informações aqui.
Fonte: Comissão Europeia