A plataforma “Matching Skills” tem como objetivo o mapeamento de competências atuais de forma a antecipar as competências futuras adequadas à evolução das necessidades do mercado de trabalho.
A ferramenta informativa, desenvolvida pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) pretende ser uma base de dados de políticas inspiradoras para os 28 Estados Membros. Consulte a ficha relativa a Portugal.
O papel do CEDEFOP no desenvolvimento de competências adequadas para os empregos atuais e futuros
Cerca de metade da população da União Europeia adquire competências para o primeiro emprego através do ensino e formação profissionais, mas são ainda mais as pessoas que continuam a desenvolver essas competências e a adquirir outras novas através da formação contínua e da aprendizagem no local de trabalho. Este aspeto é cada vez mais importante, na medida em que a mão-de-obra da Europa está a envelhecer, enquanto as tecnologias e os tipos de empregos evoluem com maior celeridade.
Para que a UE disponha das competências adequadas para os empregos atuais e futuros, a formação deve ter uma qualidade elevada. É necessário adotar políticas capazes de garantir que as pessoas adquirem as aprendizagens adequadas; que as suas competências, independentemente de terem sido adquiridas através de uma formação formal ou da prática no local de trabalho, são reconhecidas, e que podem obter a formação necessária quando dela necessitam.
A formulação de políticas apropriadas em matéria de ensino e formação profissionais (EFP) depende da compreensão de como as economias, sociedades e pessoas estão a mudar.
O trabalho do CEDEFOP visa reforçar a cooperação europeia e fornecer os dados necessários para fundamentar a política europeia de EFP. O seu valor acrescentado reside na alta qualidade das análises comparativas que elabora e dos conhecimentos especializados que acumulou, através da investigação e de uma ampla rede de contactos, os quais utiliza para:
- Prestar aconselhamento técnico e propor ideias para as políticas de EFP;
- Colmatar lacunas de conhecimentos e produzir novas perspetivas que identifiquem as tendências e os desafios em matéria de EFP;
- Realçar a imagem e a importância do ensino e da formação profissionais;
- Reunir decisores políticos, parceiros sociais, investigadores e profissionais para partilharem ideias e debaterem as melhores formas de aperfeiçoar as políticas de EFP;
- Apoiar e incentivar a adoção de abordagens, princípios e instrumentos comuns a nível europeu para melhorar o EFP.
Fonte: Erasmus+/CEDEFOP