px

Centros Qualifica

Set 24, 2018 | Notícias

No âmbito do sistema nacional de qualificações, os Centros Qualifica assumem um papel chave ao contribuir para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade da população adulta, dotando-a de mais e melhores competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

 

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação.

 

Consulte a rede de Centros Qualifica e aceda a mais informações em www.qualifica.gov.pt

 

Financiamento dos Centros Qualifica até 2020 nas regiões Norte, Centro e Alentejo

 

Este investimento é fundamental para corrigir o atraso estrutural do país e que ainda persiste em matéria de qualificação da população, no sentido de uma maior convergência com a realidade europeia.

 

A verba agora disponibilizada (cerca de 111 milhões de euros) tem como principal objetivo apoiar o funcionamento dos Centros Qualifica, de 1 de outubro de 2018 a 31 de dezembro de 2020.

 

Inseridos no eixo prioritário n.º 3, intitulado “Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade”, estes apoios visam “elevar o nível de qualificação da população adulta e reforçar a orientação dos jovens que não se encontram em situação de emprego nem a frequentar qualquer ação de educação ou de formação (jovens NEET)”.

 

  • Candidaturas abertas

 

Estão abertas até às 18h00 do dia 18 de outubro de 2018 as candidaturas ao Programa Operacional Capital Humano (PO CH).

 

De realçar ainda que o Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020) e o Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), apoiarão simultaneamente a mesma tipologia de operação nas regiões não elegíveis ao PO CH, sendo a dotação de ambos os Avisos de 8 M€ (Fundo Social Europeu) e 6.6 M€ (Fundo Social Europeu), respetivamente.

 

Saiba mais consultando o Portal Portugal 2020.

Fonte: ANQEP/Qualifica/Cresc Algarve 2020/PO CH/Portugal2020