Para dar resposta à pandemia persistente de coronavírus, a Comissão Europeia vai apoiar 23 novos projetos de investigação com um montante de 128 milhões de euros.
O financiamento, que será concedido ao abrigo do programa Horizonte 2020 – o programa de investigação e inovação da União Europeia – faz parte dos 1,4 mil milhões de euros que a Comissão afetou à iniciativa “Resposta Mundial ao Coronavírus”, lançada pela Presidente Ursula von der Leyen em maio de 2020.
Os 23 projetos pré-selecionados para financiamento envolvem 347 equipas de investigação de 40 países, incluindo Portugal, e abrangem 34 participantes de 16 países fora da UE.
Este financiamento permitirá aos investigadores fazer face à pandemia e às suas consequências, reforçando a capacidade da indústria para produzir e aplicar soluções facilmente disponíveis, desenvolver tecnologias médicas e ferramentas digitais, melhorar a compreensão dos impactos comportamentais e socioeconómicos da pandemia e retirar ensinamentos dos grandes grupos (coortes) de doentes em toda a Europa. Estas ações de investigação complementam os esforços anteriores para desenvolver diagnósticos, tratamentos e vacinas.
Fonte: CE/MC