Conheça o Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu e o Mecanismo para uma Transição Justa recentemente apresentados pela Comissão Europeia.
A União Europeia está empenhada em ser pioneira na neutralidade climática até 2050. Para isso, serão necessários investimentos consideráveis tanto da UE como dos setores público e privado nacionais.
O Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu – o plano de investimento para uma Europa sustentável – ajudará a mobilizar o investimento público e a atrair fundos privados através dos instrumentos financeiros da UE, nomeadamente o programa InvestEU, para assegurar a transição para uma economia verde, competitiva, inclusiva e que assegure a neutralidade climática.
Embora todos os Estados-Membros, regiões e setores devam contribuir para a transição, a escala do desafio não é a mesma para todos: algumas regiões serão particularmente afetadas e serão sujeitas a profundas transformações económicas e sociais.
O Mecanismo para uma Transição Justa prestará apoio financeiro e prático para ajudar os trabalhadores afetados e para gerar os investimentos necessários a essas regiões.
Trata-se de um instrumento essencial para assegurar que a transição para uma economia com impacto neutro no clima se processa de uma forma justa, não deixando ninguém para trás.
Fonte: CE/MC