px

Concurso da UE para jovens tradutores: as escolas já podem inscrever-se

Set 6, 2022 | Notícias

Até 20 de outubro, as escolas secundárias de todos os países da UE podem inscrever-se no Juvenes Translatores, o concurso anual de tradução organizado pela Comissão Europeia. Este ano, os concorrentes traduzirão textos sobre o tema «Juventude europeia».

Johannes Hahn, comissário responsável pelo Orçamento e a Administração, declarou: «Com este concurso, queremos inspirar os jovens para uma carreira de tradução e promover a aprendizagem de línguas. 2022 é o Ano Europeu da Juventude e o concurso tem por objetivo reunir jovens de diferentes países que gostam de línguas estrangeiras, encorajá-los e ajudá-los a superar as barreiras entre as pessoas e as culturas. A capacidade de comunicarmos uns com os outros e a compreensão mútua, independentemente das nossas diferenças, são essenciais para a UE florescer.»

Os participantes podem escolher qualquer par de línguas entre as 24 línguas oficiais da UE.

A participação no concurso é um processo em duas fases:

1.ª fase: as escolas devem inscrever-se até às 12h00 (hora da Europa Central) de 20 de outubro de 2022. Os professores podem preencher o formulário de inscrição em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE;

Posteriormente, a Comissão convidará as 705 escolas, aleatoriamente selecionadas por computador, para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país é igual ao número de deputados do país no Parlamento Europeu.

2.ª fase: as escolas selecionadas devem então designar cinco alunos, no máximo, para participar no concurso. Os alunos podem ter qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2005.

O concurso desenrolar-se-á em linha em 24 de novembro de 2022 em todas as escolas participantes.

Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2023. Serão convidados para receber os prémios na primavera de 2023, numa cerimónia a realizar em Bruxelas. Terão também a oportunidade de se encontrarem com tradutores profissionais da Comissão Europeia e de se informarem melhor sobre a profissão e sobre o trabalho com línguas.

Leia atentamente o regulamento do concurso e inscreva a sua escola!

 

Fonte: Comissão Europeia