A Comissão Europeia já publicou as previsões económicas deste Verão que apontam para um crescimento incerto devido a fatores externos.
A economia europeia deverá crescer pelo sétimo ano consecutivo em 2019, assistindo-se a uma expansão económica em todos os Estados-Membros.
O crescimento na área do euro foi mais robusto do que esperado no primeiro trimestre do ano, devido a uma série de fatores temporários, como o inverno ameno e a retoma da venda de veículos automóveis. Este crescimento beneficiou também de certas medidas da política orçamental que contribuíram para aumentar o rendimento disponível das famílias em vários Estados-Membros.
No entanto, as perspetivas a curto prazo para a economia europeia são incertas devido a fatores externos, incluindo a grande incerteza política e as tensões comerciais à escala mundial. Estes fatores têm continuado a afetar a confiança do setor da indústria transformadora, que é o setor com maior exposição ao comércio internacional, devendo assim enfraquecer as perspetivas de crescimento para o resto do ano.
Em consequência, prevê-se que o crescimento do PIB da área do euro em 2019 se mantenha inalterado e atinja 1,2 %, mas as previsões para 2020 foram objeto de uma ligeira revisão em baixa para 1,4 %, atendendo ao ritmo mais moderado previsto para o resto do ano (previsão da primavera: 1,5 %). O PIB previsto para a UE mantém-se inalterado, devendo atingir 1,4 % em 2019 e 1,6 % em 2020. Mais informações disponíveis aqui
Fonte: CE/MC