O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) disponibiliza as histórias de Benvinda Pereira e de Susana Costa, no contexto da divulgação de vídeos de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu. Benvinda Pereira ensina a matemática a brincar. Susana Costa investiga o peso das provas biológicas nas decisões dos juízes em Portugal.
- Inserido num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), no Agrupamento de Escolas de Mundão, a matemática é vista como um assunto sério que pode ser ensinado a brincar, e os alunos apresentam resultados acima da média nacional. Para a diretora Benvinda Pereira “esses resultados aumentam a responsabilidade e são um incentivo para continuar a executar projetos diferenciados”.
- Susana Costa desenvolve no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, uma investigação na área da sociologia do crime, apoiada pelo Fundo Social Europeu no âmbito do PO CH. A investigação incide no impacto das provas biológicas no sistema criminal em Portugal, sobretudo na fase de decisão judicial, analisando de que forma a prova biológica recolhida na cena do crime serve para culpar ou inocentar.
Contexto
A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH. Visa divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.
Fonte: PO CH