O Corpo Europeu de Solidariedade pretende promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo os jovens e as organizações em atividades acessíveis e de elevada qualidade. Oferece aos jovens oportunidades para ajudarem a resolver situações problemáticas em toda a Europa.
Com um orçamento de 375,6 milhões de euros para o período de 2018-2020, o Corpo Europeu de Solidariedade pode apoiar os participantes na realização de atividades de voluntariado, estágios e empregos, assim como, na gestão dos seus próprios projetos de solidariedade.
- Como funciona?
Qualquer pessoa interessada com idade entre os 17 e os 30 anos pode registar-se no portal do Corpo Europeu de Solidariedade. As organizações com acesso à base de dados podem convidar os jovens registados com idade igual ou superior a 18 anos a participarem em projetos de solidariedade. Estas organizações também podem anunciar oportunidades no portal para que os jovens lhes respondam diretamente.
- Quais são as vantagens?
Atividades de Voluntariado
O voluntariado individual oferece aos jovens a possibilidade de ajudarem e participarem no trabalho diário das organizações durante um período que vai dos dois aos 12 meses.
Os participantes podem voluntariar-se no estrangeiro ou no país de residência para projetos que abrangem um vasto leque de tópicos, como a inclusão social, o ambiente ou a cultura.
As equipas de voluntários são grupos de 10 a 40 jovens de, pelo menos, dois países, que se voluntariam em conjunto por um período entre duas semanas e dois meses.
Os custos de deslocação de e para o local do projeto estão abrangidos, tal como o alojamento e a alimentação.
Os participantes recebem ainda um pequeno subsídio para despesas pessoais.
Estágios e Empregos
Os estágios contam como prática de trabalho a tempo inteiro e têm uma duração entre dois e seis meses, podendo ser renovados uma vez. São pagos pela organização. Durante este período, os estagiários desenvolvem as respetivas competências pessoais, educativas, sociais, cívicas e profissionais.
Os empregos são a tempo inteiro e têm uma duração entre três e 12 meses. São pagos pela organização.
Os estágios e os empregos podem decorrer no país de residência do participante ou no estrangeiro. Se decorrer no estrangeiro, os participantes recebem um pequeno subsídio que os ajuda a mudarem-se para e instalarem-se no país estrangeiro.
Projetos de Solidariedade
Os projetos de solidariedade são iniciados, desenvolvidos e implementados durante um período entre dois e 12 meses, por um mínimo de cinco jovens que pretendam aplicar uma mudança positiva na sua comunidade local. Os jovens que pretendam formar um grupo para a gestão de um projeto de solidariedade têm de estar registados no portal do Corpo Europeu de Solidariedade.
Para saber mais, consulte aqui o Guia sobre o Corpo Europeu de Solidariedade.
Mais informações disponíveis em https://www.europasolidaria.pt/pt
Fonte: CE/Brochura informativa/MC