Através da Infografia disponibilizada pelo Parlamento Europeu, saiba quais os benefícios trazidos pelos carros autónomos na União Europeia.
A partir de 2020, veículos sem condutor estarão no mercado da UE graças aos recentes desenvolvimentos das tecnologias digitais como a robótica, a inteligência artificial e os computadores de alto desempenho.
Benefícios para os cidadãos dos veículos autónomos
Carros e camiões sem condutor podem reduzir drasticamente o número de acidentes com veículos e melhorar a segurança nas estradas da União Europeia, tendo em conta que o erro humano está envolvido em cerca de 95% de todos os acidentes, nos quais milhares de pessoas perdem a vida todos os anos.
As tecnologias digitais também podem reduzir os congestionamentos do tráfego, e as emissões de gases com efeito de estufa e os poluentes atmosféricos, bem como aumentar o acesso à mobilidade, como por exemplo, abrindo o transporte rodoviário a idosos e a pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência.
Além disso, espera-se que o mercado de veículos autónomos cresça exponencialmente, criando assim novos postos de trabalho e desenvolver, até 2025, lucros na ordem dos 620 mil milhões de euros para a indústria automóvel da UE e 180 mil milhões de euros para o setor eletrónico.
Desafios do setor do transporte automatizado
Segurança rodoviária: uma vez que os veículos sem condutor têm de partilhar a estrada com outros não automatizados, peões e bicicletas, são necessários requisitos de segurança adequados e a harmonização das regras de trânsito a nível da UE.
Questões de responsabilidade: como os veículos autónomos transferem as tarefas de condução dos seres humanos para tecnologias autónomas, as leis de responsabilidade da UE existentes precisam de evoluir e esclarecer quem é responsável em caso de acidentes: o motorista ou o fabricante?
Processamento de dados: as regras da proteção de dados da UE aplicam-se também ao setor automatizado, mas ainda não foram tomadas medidas específicas para garantir a segurança cibernética e proteger os veículos autónomos contra possíveis ataques cibernéticos.
Questões éticas: os veículos autónomos devem respeitar a dignidade humana e a liberdade de escolha. As diretrizes da UE para a inteligência artificial estão a ser elaboradas, porém padrões específicos podem ser necessários.
Infraestrutura: os investimentos significativos em pesquisa e inovação são indispensáveis para desenvolver tecnologias e implementar a infraestrutura necessária.
O papel da UE para liderar a oferta de uma mobilidade segura, eficiente, socialmente responsável e ecológica aos cidadãos da UE
Embora as tecnologias progridam rapidamente, a União Europeia está empenhada em assegurar regras comuns.
Na sequência da Comunicação da Comissão Europeia “Rumo à mobilidade automatizada: uma estratégia da UE para a mobilidade do futuro”, o deputado holandês do grupo político PPE, Wim van de Camp, redigiu um relatório de iniciativa sobre a condução autónoma, que será hoje votado no Parlamento Europeu.
Mais informações disponíveis no website do PE.
Fonte: PE