O Webinar de apresentação dos resultados do Parlómetro 2020 “O que pensam os Europeus sobre a Europa?” decorreu esta manhã.
O que acham os Europeus sobre a Europa? Quantos acreditam que a situação económica no seu país será pior daqui a um ano? Será que consideram que o Plano de Relançamento da União Europeia vai ajudar a economia do seu país a recuperar mais rapidamente dos efeitos adversos da pandemia? Qual a imagem que têm da UE e qual deverá ser o seu papel e as suas prioridades?
Ana Isabel Xavier, professora universitária e comentadora na RTP, e Pedro Magalhães, cientista político e investigador do ICS procuraram responder a estas questões através da análise dos resultados do “Parlómetro 2020”, apresentados por Philipp Schulmeister, Chefe da Unidade do Acompanhamento da Opinião Pública do Parlamento Europeu:
- Aumento de 10 pontos percentuais dos europeus com uma imagem positiva da UE em relação ao outono de 2019 (de 40% para 50%)
- 48% dos inquiridos querem o combate contra a pobreza e as desigualdades sociais no topo da agenda do Parlamento Europeu
- 63% dos inquiridos querem que o Parlamento Europeu tenha um papel mais importante
- Três quartos dos europeus acreditam que o Plano de Recuperação da UE vai ajudar a economia a recuperar mais rápido. Portugal é o terceiro país com percentagem mais elevada (88%).
Conheça a Opinião dos Portugueses:
- 47% dos portugueses dizem que daqui a um ano a situação da economia portuguesa estará pior (média na UE sobre o estado da economia dos respetivos países: 53% antecipa que a situação vai piorar)
- 43% dos portugueses referem que, daqui a um ano, as suas condições de vida estarão na mesma situação
- 47% dos portugueses entendem que a Europa está a ir na direção certa (média na UE: 39%)
- 88% dos portugueses concordam que o Plano de Recuperação da UE permitirá à economia do seu país uma recuperação mais rápida dos efeitos da pandemia (Portugal é o terceiro país com percentagem mais alta, depois da Irlanda e Malta; média da UE: 72%)
- Os portugueses têm uma imagem muito positiva da União Europeia, com 67% (UE: 50%). Os portugueses ficam em 2º lugar, depois da Irlanda e antes da Polónia.
- 78% dos portugueses consideram também que Portugal fazer parte da UE é positivo (UE: 63%). Apenas 2% diz ser algo negativo.
- 90% dos portugueses inquiridos dizem que Portugal beneficiou de ser membro da UE (UE: 72%). Portugal fica em 2º lugar, atrás da Irlanda e antes da Lituânia.
- Sobre os benefícios de Portugal pertencer à UE, 50% dos inquiridos referem que a UE contribui para o crescimento económico de Portugal (UE: 40%)
- A maioria dos portugueses (54%) têm uma imagem positiva do Parlamento Europeu (UE: 37%). Portugal fica em 2º lugar, depois da Irlanda (65%) e antes da Bulgária.
- 71% dos portugueses inquiridos querem que o Parlamento Europeu tenha um papel mais relevante (UE: 63%). Apenas 4% quer um papel menos relevante (o valor mais baixo na UE).
- Para os portugueses, a maior prioridade do Parlamento Europeu devem ser as medidas para reduzir a pobreza e as desigualdades sociais – 76% (UE: 48%).
Saiba mais, consultando os Resultados do Parlómetro 2020.
Fonte: PE/MC