O Conselho Europeu da Primavera centrar-se-á no reforço da base económica europeia.
Os dirigentes da UE debaterão também as alterações climáticas, a próxima cimeira com a China e formas de combater a desinformação. A 21 de março, os dirigentes da UE27 reunir-se-ão para debater o Brexit, os mais recentes desenvolvimentos na sequência da notificação efetuada pelo Reino Unido ao abrigo do artigo 50.º.
No início da reunião, o presidente da Roménia, em representação da atual Presidência do Conselho, apresentará uma panorâmica dos progressos realizados no que respeita à execução de anteriores conclusões do Conselho Europeu.
Reforço da base económica da UE
Uma base económica sólida reveste-se de uma importância fundamental para a prosperidade e competitividade da Europa, e para o seu papel na cena mundial. Neste contexto, o Conselho Europeu debaterá a evolução futura do mercado único, da União dos Mercados de Capitais, e as políticas e dimensões digitais, industriais e comerciais, a título de preparação para a nova Agenda Estratégica.
O Conselho Europeu abordará as prioridades para o Semestre Europeu de 2019 e será convidado a aprovar a Recomendação sobre a política económica da área do euro.
Os dirigentes da UE darão orientações sobre o rumo geral a seguir e as prioridades políticas, a fim de permitir que a União Europeia apresente, até 2020, uma estratégia de longo prazo em conformidade com o Acordo de Paris.
Antes da reunião, o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk está a fazer um périplo para “apelar aos dirigentes da UE27 para que estejam abertos à possibilidade de uma prorrogação longa se o Reino Unido considerar que tal é necessário para repensar a sua estratégia para o Brexit e para forjar um consenso em torno da mesma”.
Fonte: Conselho Europeu