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Consulte o Monitor da Educação e da Formação 2019

Set 27, 2019 | Notícias

Coincidindo com a segunda Cimeira Europeia da Educação, a Comissão Europeia publicou ontem o Monitor da Educação e da Formação de 2019, que analisa a forma como a educação e a formação têm evoluído na União Europeia e nos seus Estados-Membros.

 

O Monitor de 2019 apresenta novos progressos no sentido de cumprir metas importantes da UE em matéria de educação e formação, mas destaca também a necessidade de apoiar melhor os professores e tornar a profissão docente mais atrativa.

A Comissão apoia os esforços desenvolvidos pelos Estados-Membros para melhorar os respetivos sistemas de ensino através da cooperação política, da avaliação comparativa e do financiamento facultado por programas como o Erasmus+.

O Monitor, a publicação anual da UE sobre educação, é um elemento integral deste trabalho. Ao apresentar uma grande variedade de políticas e promover o diálogo, o Monitor ajuda os Estados-Membros a comparar e melhorar os seus sistemas de ensino.

 

A edição deste ano do Monitor, a oitava, foca-se nos professores, sendo que inclui e analisa os resultados de um inquérito alargado da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico a que os professores responderam. Esta edição mais recente do Inquérito Internacional sobre Ensino e Aprendizagem da OCDE sublinhou a necessidade dos professores receberem formação para melhor confrontar questões prementes, tais como a utilização das tecnologias da informação e da comunicação, o ensino de alunos com necessidades educativas especiais e o ensino em salas de aula multiculturais. Neste sentido, o Monitor recomenda que se garanta um número adequado de professores no sistema, em todas as disciplinas e tanto nas zonas rurais como urbanas. Também é destacado que são necessários maiores esforços políticos para atrair os melhores candidatos para o ensino, assegurando-lhes a formação e a motivação adequadas para permanecerem na profissão.

 

Relativamente ao investimento na educação, os dados mais recentes do Monitor mostram que a despesa pública com a educação na União tem permanecido globalmente estável a nível da UE, enquanto os Estados-Membros continuam a investir menos na educação do que antes da crise económica de 2007-2008.

 

A edição mais recente do Monitor revela que os Estados-Membros estão perto de atingir a sua meta de redução do abandono escolar precoce. No entanto, embora a percentagem de alunos que abandonam o ensino tenha diminuído de 14,2 % em 2009 para 10,6 % em 2018, o ritmo de progresso abrandou desde 2016.

 

A percentagem de jovens com um diploma de ensino superior passou de 32,3 % em 2009 para 40,7 % em 2018. O Monitor mostra também que a um nível de escolaridade mais elevado correspondem taxas de emprego mais elevadas entre os recém-licenciados e um número mais significativo de adultos no ensino.

 

A percentagem de crianças inscritas na educação pré-escolar aumentou de 90,8 % em 2009 para 95,4 % em 2017. Embora o número de alunos a frequentar o ensino tenha vindo a crescer na Europa, um em cada cinco alunos de 15 anos ainda não consegue resolver tarefas básicas de leitura, matemática e ciências, e muitas crianças continuam em risco de pobreza educativa.

 

Imagem Portugal - Abandono escolar precoce

Consulte aqui o relatório sobre Portugal, assim como, a ficha síntese e a respetiva infografia.

 

 

Saber mais sobre o Monitor da Educação e da Formação

 

A edição deste ano do Monitor da Educação e da Formação marca o décimo aniversário do lançamento do quadro de cooperação da UE Educação e Formação 2020, que foi acordado por todos os Estados-Membros em 2009. O Monitor mede os progressos realizados para alcançar as metas estabelecidas no âmbito do quadro Educação e Formação 2020 em cada Estado-Membro e serve de base para o tratamento das questões da educação no processo anual do Semestre Europeu. Além disso, contribui para identificar os domínios para os quais o financiamento da UE para a educação, a formação e as competências deve ser orientado no próximo orçamento de longo prazo da UE.

 

O Monitor analisa os principais desafios que os sistemas educativos europeus enfrentam e apresenta políticas que os podem ajudar a responder melhor às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. O relatório inclui uma comparação entre países, 28 relatórios nacionais aprofundados e uma página Web específica com dados e informações adicionais.

 

A educação ocupa um lugar prioritário na agenda política da UE. Em colaboração com os Estados-Membros, a Comissão lançou as bases para um Espaço Europeu da Educação, que visa reforçar a aprendizagem, a cooperação e a excelência. Simultaneamente, uma série de programas da UE, nomeadamente o Programa Erasmus+, os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, incluindo a Iniciativa para o Emprego dos Jovens, bem como o Horizonte 2020 e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia ajudam a estimular o investimento e a apoiar as prioridades políticas no domínio da educação. Para apoiar a maior ambição neste domínio, a Comissão propôs um aumento significativo do financiamento destinado aos jovens e à aprendizagem no próximo orçamento de longo prazo da UE (2021-2027).

 

Fonte: CE/MC