px

Corpo Europeu de Solidariedade: grande número de projetos já pode arrancar oficialmente

Out 11, 2018 | Notícias

Foi recentemente publicado no Jornal Oficial da União Europeia o Regulamento que atribui ao Corpo Europeu de Solidariedade uma base jurídica e um orçamento próprio, possibilitando o arranque de um grande número de projetos.

 

O regulamento estabelece o regime jurídico do Corpo Europeu de Solidariedade, o qual vem reforçar a participação dos jovens e das organizações em ações de solidariedade acessíveis e de elevada qualidade, a fim de contribuir para reforçar a coesão, a solidariedade e a democracia na Europa, com especial incidência na promoção da inclusão social.

 

O Corpo Europeu de Solidariedade permite aos jovens contribuir para ações que ajudam pessoas e comunidades em necessidade, alargando as suas próprias aptidões e competências.

 

O Corpo Europeu de Solidariedade tem como objetivo promover os valores da solidariedade, principalmente através do voluntariado, e fomentar a participação dos jovens e das organizações em atividades de solidariedade acessíveis e de elevada qualidade, como meio de contribuir para o reforço da coesão, da solidariedade, da democracia e da cidadania na Europa, dando ao mesmo tempo resposta aos desafios societais e reforçando as comunidades, com um esforço particular para promover a inclusão social. O Corpo Europeu de Solidariedade contribui também para uma cooperação europeia destinada aos jovens.

 

O Corpo Europeu de Solidariedade tem como objetivos específicos:

 

  • Proporcionar aos jovens, com o apoio das organizações participantes, oportunidades facilmente acessíveis de participação em atividades de solidariedade que produzam mudanças societais positivas, melhorando simultaneamente as suas aptidões e as suas competências para o seu desenvolvimento pessoal, educativo, social, cívico, cultural e profissional, e promovendo a sua cidadania ativa, a sua empregabilidade e a sua transição para o mercado de trabalho, inclusive mediante o apoio à mobilidade dos jovens voluntários, estagiários e trabalhadores;

 

  • Assegurar que as atividades de solidariedade oferecidas aos participantes sejam de elevada qualidade e devidamente validadas, e respeitem os princípios do Corpo Europeu de Solidariedade;

 

  • Assegurar que sejam envidados esforços especiais para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, em especial para a participação dos jovens com menos oportunidades, através de uma série de medidas especiais, como formatos adequados de atividades de solidariedade e de apoio personalizado;

 

  • Contribuir para uma cooperação europeia destinada aos jovens e sensibilizar para o seu impacto positivo.

 

 

Consulte o balanço de setembro 2018, para ficar com uma ideia geral da situação em termos de registos e colocações e aceder a alguns exemplos de atividades em diferentes países.

 

Gostaria de enviar um postal do Corpo Europeu de Solidariedade aos amigos ou à família? Então basta clicar aqui para descarregar o seu postal.

 

Imagem Voluntário Corpo Europeu de SolidariedadeReconstruir escolas depois de um terramoto ou ajudar mulheres presas a reencontrar o seu lugar na sociedade, ajudar em centros de acolhimento para refugiados ou na limpeza das praias na Europa… não há falta de missões para mostrar quão solidário tu és.
Se tens entre 18 e 30 anos, junta-te ao Corpo Europeu de Solidariedade e participa numa missão com o máximo de 12 meses no teu país ou no estrangeiro.

Primeira paragem: europa.eu/solidarity-corps

Boa viagem!

#EUSOLIDARITYCORPS

 

Mais informações disponíveis no Portal Europeu da Juventude.

Fonte: Portal Europeu da Juventude/JOUE