Estas orientações dão respostas a dúvidas de ordem prática que os empregadores têm, por exemplo, sobre a forma de minimizar a exposição ao coronavírus no local de trabalho, como atualizar a sua avaliação dos riscos ou como tratar de trabalhadores que tenham estado doentes.
Como garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no regresso ao local de trabalho?
Muitos empregadores estão a debater-se com esta importante questão à medida que os países da União Europeia planeiam ou põem em prática um regresso progressivo ao trabalho no contexto da COVID-19.
Para responder a este problema, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) emitiu orientações sobre o regresso ao trabalho.
É da maior importância para a Comissão Europeia garantir que os trabalhadores podem regressar ao local de trabalho num ambiente seguro e saudável. Por conseguinte, as orientações emitidas representam um contributo crucial da UE neste importante período. Incluem ainda ligações para informações nacionais sobre profissões e setores específicos. As orientações abrangem vários domínios:
- Avaliação dos riscos e medidas adequadas;
- Envolvimento dos trabalhadores;
- Tratar de trabalhadores que tenham estado doentes;
- Planeamento e aprendizagem para o futuro;
- Manter-se bem informado;
- Informação para profissões e setores específicos.
As orientações elaboradas pela EU-OSHA em cooperação com a Comissão Europeia beneficiaram igualmente dos contributos do Comité Consultivo tripartido para a Segurança e a Saúde no Trabalho e do Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho. Serão atualizadas regularmente com informações fiáveis em função da evolução da situação.
Fonte: CE/Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho/MC