A Comissão Europeia publicou hoje o seu Relatório Síntese de 2023 sobre a Implementação dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, apresentando algumas das suas realizações globais na situação atual no final de 2022.
Esta publicação está disponível nos Destaques do Centro de Recursos da AD&C.
Os FEEI são os principais instrumentos da política de coesão, apoiando investimentos de desenvolvimento regional do período de programação 2014-2020.
O Relatório mostra a vasta gama de apoios disponíveis através dos diferentes programas para o período 2014-2020 e o seu impacto direto e positivo nas regiões, nas empresas e, acima de tudo, nas pessoas, que estão no centro dos FEEI.
Mostra também a flexibilidade e adaptabilidade do quadro, para fornecer soluções para os efeitos da pandemia de COVID-19, da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e da crise energética que se seguiu.
Embora se concentre na convergência e na competitividade a longo prazo, a solidariedade esteve sempre no centro dos FEEI. Ajudaram os Estados-Membros a cuidar dos refugiados e a superar os efeitos de catástrofes climáticas naturais sem precedentes, aliviando, em última análise, a pressão sobre os orçamentos nacionais.
O Relatório apresenta as realizações dos FEEI até ao final de 2022, mostrando que a Comissão:
- apoiou mais de 5 milhões de empresas;
- ajudou 64,5 milhões de pessoas a encontrar emprego, a promover a inclusão social e a aquisição de competências através da formação;
- melhores serviços de saúde para mais de 63 milhões de pessoas;
- aumento da capacidade de produção de energia proveniente de recursos energéticos renováveis em mais de 6 000 MW (o equivalente a cerca de 2 400 turbinas eólicas);
- melhorou o desempenho energético de mais de 550 000 famílias;
- protegeu 17 milhões de pessoas contra inundações e 15 milhões de pessoas contra incêndios florestais;
- apoiou mais de 2,8 milhões de projetos no setor agrícola e nas zonas rurais;
- manteve mais de 48 000 postos de trabalho e criou mais de 6 500 novos postos de trabalho no setor da pesca e da aquicultura.
Os FEEI têm sido motores estáveis de investimento na UE. Com a sua abrangência de longo prazo e enfoque temático, canalizaram recursos para o reforço da coesão territorial, económica e social das regiões da UE.
Continuaram a ajudar as regiões e as empresas a superar os desafios das transições ecológica e digital, ajudando ao mesmo tempo a melhorar as competências dos trabalhadores e a incentivar a cooperação territorial da UE.
Consulte aqui:
- Relatório síntese de 2023 – Execução dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
Fonte: AD&C-NCE