O objetivo geral do TeachSUS é criar uma nova estrutura de educação não-formal comum para a sustentabilidade.
Dirige-se a:
- Professores, formadores, mentores de instituições, organizações envolvidas na educação, na formação de adultos, profissionais e jovens na área da sustentabilidade;
- Estudantes universitários que pretendam ser professores, formadores, mentores, especialistas, gestores de Recursos Humanos na área da sustentabilidade.
De forma a:
- Capacitar instituições e organizações envolvidas na educação e formação de adultos;
- Apoiar profissionais de toda a Europa a planear experiências de aprendizagem que capacitem os seus alunos;
- Ajudar beneficiários a desenvolver e a avaliar visões alternativas de um futuro sustentável;
- Trabalhar criativamente com os principais interessados do setor económico para assegurar a ligação prática entre a educação para a sustentabilidade e as necessidades reais da economia/comunidade.
O TeachSUS prevê o desenvolvimento de uma nova metodologia de aprendizagem para a sustentabilidade; a produção de um recurso digital flexível, que poderá agregar valor a qualquer tipo de formação ministrada nas universidades ou escolas, que deve integrar tópicos sobre sustentabilidade; e ainda, a criação de três Centros de Sustentabilidade de Excelência na Roménia, Hungria e Portugal – através da Fundação da Juventude, entidade parceira do projeto TeachSUS, financiado pela ação 2 do programa Erasmus +.
Fonte: Fundação da Juventude