Entre 23 e 26 de maio de 2019 vão decorrer as eleições europeias. Simultaneamente em toda a Europa, embora com regras ligeiramente diferentes que variam de país para país. Em Portugal, o dia para exercer o voto será a 26 de maio, uma vez que é o único domingo disponível no intervalo de tempo que foi disponibilizado pelo Conselho da União Europeia para a votação.
Quanto à forma de votar, alguns países têm um sistema de ordenação de candidatos e outros votam apenas nas listas dos partidos. No caso de Portugal, as listas são fechadas, ou seja, são os partidos que elegem a ordenação dos respetivos candidatos.
Em suma, as eleições europeias têm como objetivo escolher os 705 deputados para o Parlamento Europeu, sendo que este ano alguns países serão obrigados a reduzir o número de lugares que detêm, e para escolher o futuro presidente da Comissão Europeia. Portugal vai manter os 21 assentos da atual legislatura.
O Parlamento Europeu decidiu que a eleição do futuro presidente da CE será feita através do método decidido no Tratado de Lisboa e que foi adotado em 2014 ao qual dão o nome de “Spitzenkandidaten”, ou seja, continuará a ser escolhido entre as “cabeças de lista” dos partidos europeus.
Fonte: PE