px

Estagiar na Comissão Europeia

Jan 16, 2018 | Notícias

Para ficar a conhecer melhor a Comissão Europeia por dentro, nada melhor do que estagiar na instituição.

Um estagiário na Comissão Europeia tem a oportunidade de adquirir um conhecimento prático do funcionamento dos vários serviços, de se desenvolver a nível pessoal através dos contactos que estabelece durante o trabalho quotidiano e de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos académicos.

Para os estágios a realizar de outubro de 2018 a fevereiro de 2019, as candidaturas estão abertas até 31 de janeiro de 2018.

Estágios na Comissão Europeia

A Comissão Europeia organiza estágios de tradução e estágios administrativos duas vezes por ano, com uma duração entre 3 a 5 meses e essencialmente dirigidos aos jovens titulares de um diploma universitário.

A maioria dos estagiários são nacionais de um país da União Europeia ou de um país candidato. No entanto, há também um número limitado de vagas para nacionais de países terceiros.

Criado em 1960, trata-se do mais antigo programa de estágios deste tipo. Geralmente, os estagiários recebem uma bolsa de formação. Os estagiários com deficiência podem beneficiar de uma bolsa complementar.

Como apresentar uma candidatura

Os candidatos devem ter concluído um ciclo completo de estudos universitários (ou equivalente) e serem fluentes em inglês, francês ou alemão. Os nacionais de um país da UE, devem também ter um conhecimento excelente de outra língua oficial.

Se já realizou um estágio noutra instituição ou organismo da UE, não se pode candidatar a um estágio da Comissão.

Para se candidatar, deve preencher e apresentar o formulário de candidatura em linha e enviá-lo por correio postal antes do final do prazo previsto.

Prazos de candidatura

Os estágios começam normalmente a 1 de março e a 1 de outubro, mas os estágios de tradução podem ter início noutras datas.

Para os estágios de março, o prazo para a apresentação das candidaturas termina a 31 de agosto do ano anterior. Para os estágios de outubro, o prazo termina a 31 de janeiro do mesmo ano.

Fonte: Portal Europeu da Juventude/CE