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Estudo inédito sobre Competências Sociais e Emocionais nas cidades

Nov 21, 2018 | Notícias

A Fundação Calouste Gulbenkian financia novo estudo sobre competências sociais e emocionais a realizar pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

 

O estudo incidirá sobre a comunidade escolar de cidades tão díspares quanto Otava, no Canadá, Bogotá, na Colômbia, Roma, em Itália, Helsínquia, na Finlândia, Moscovo, na Rússia e Suzhou, na China, entre outros.

 

Em Portugal, a OCDE avaliará as competências sociais e emocionais de crianças e jovens do município de Sintra. A conclusão do estudo, cofinanciado em partes iguais pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara Municipal de Sintra, está prevista para dezembro de 2020.

 

De acordo com a OCDE, as competências sociais e emocionais têm influência no sucesso escolar, na capacidade de transição da escola para o mercado de trabalho, na satisfação laboral, na saúde física e mental, no nível de envolvimento cívico, participação em ações de voluntariado e integração social, nas taxas de prevalência do crime e outros comportamentos antissociais e, globalmente, no bem-estar.

 

Crianças com mais competências sociais e emocionais têm tendência para ter melhores notas, melhores empregos e salários mais elevados, maior longevidade e menos comportamentos violentos ou criminosos.

 

Para desenvolver esta ferramenta, que permitirá ajudar as cidades e os países a melhorar as competências sociais e emocionais das suas crianças e jovens (de 10 e 15 anos de idade), a organização vai avaliar 15 competências, de cinco grandes domínios:

 

  • Capacidade de realização;
  • Regulação Emocional;
  • Colaboração;
  • Abertura de espírito;
  • Relação com os outros.

E um sexto domínio abarcará competências combinadas.

 

Cada domínio abrangerá várias competências, nomeadamente responsabilidade, persistência, autocontrolo, resistência ao stress, empatia, confiança, tolerância, curiosidade, energia, assertividade ou pensamento crítico.

 

A Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (em representação do Estado português) e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta assinaram o protocolo de cooperação com vista à realização do Estudo no dia 19 de outubro, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz.

Fonte: FCG/Câmara Municipal de Sintra e OCDE