A investigação e aprofundamento do conhecimento associado às políticas públicas deve merecer uma atividade constante e inovadora, no sentido de conferir à AD&C um papel de relevo no contexto nacional.

Nesse sentido, este espaço pretende constituir-se como um centro de conhecimento, de reflexão e de racionalidade sobre o contexto, as dinâmicas e os efeitos da implementação das políticas regionais, designadamente ao nível dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), de outros instrumentos de financiamento comunitário e do Portugal 2020 e Portugal 2030.

A disponibilização destes conteúdos, sob a forma de Estudos, Cadernos Temáticos ou Documentos de Reflexão, podem alimentar de forma informada o debate público destes temas e permitem acompanhar as grandes linhas de debate europeias.

Coleção Políticas e Territórios

Coleção Políticas & Territórios foi concebida com a finalidade de, no âmbito das competências da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., contribuir para o debate público em torno das questões do desenvolvimento económico, social e da coesão territorial e sobre o papel que as políticas públicas desempenham neste processo, apoiadas ou não pelos fundos europeus.

Este contributo consubstancia-se na produção de dois tipos de publicações distintos – Working Papers e Cadernos Temáticos – que visam aprofundar e divulgar o conhecimento produzido na AD&C sobre temas concretos nos quais as Unidades ou Núcleos da AD&C têm manifesto interesse.

  • Os Working Papers são um output de investigação e de reflexão estruturada que procura apresentar resultados preliminares de estudos em curso ou pistas para investigações futuras. Estes estudos podem ter um acompanhamento ao longo do tempo, dando origem a novos desenvolvimentos e/ou atualizações.
  • Os Cadernos Temáticos são um output de análise técnica. Destinam-se a efetuar uma abordagem pontual, descodificada e circunstanciada a um determinado tema.

Em função dos objetivos a que se propõem, estas publicações dirigem-se preferencialmente aos stakeholders, internos e externos, da AD&C designadamente governos e autarquias locais, entidades das administrações central, regional e local, bem como associações e outras organizações representativas dos vários setores da economia e sociedade portuguesas. Neste contexto afiguram-se, ainda, como particularmente relevantes as sinergias com a academia, think thanks e outras estruturas de produção de conhecimento, nacionais e internacionais.

Comentários sobre esta Coleção e os seus Working Papers e Cadernos Temáticos são bem-vindos e podem ser enviados para politicaseterritorios@testes-wp.adcoesao.pt, ou por correio para AD&C, Avenida 5 de outubro nº 153, 1050-053 Lisboa, Portugal.

  • Working papers:

WP04 – Governança Multinível em Portugal: Descentralização sub-regional e local e o papel dos fundos europeus

WP03 – Governança Multinível em Portugal: Fundamentos teórico-concetuais

WP02 – O desenvolvimento urbano sustentável na Política de Coesão

WP01 – Urbes sociais. A incidência territorial de instrumentos de inclusão social na AML: uma agenda de investigação futura

  • Cadernos Temáticos

CT03 – A Estratégia de Avaliação do Portugal 2020 | Uma perspetiva segundo a Teoria da Mudança

CT02 – Doing Business. O contributo dos Fundos Estruturais para a redução dos Custos de Contexto

CT01 – O Financiamento das Políticas de Proteção e de Inclusão Social em Portugal a partir do ano 2000

Zooms Regionais

Os zooms regionais consistem na realização de análises territoriais específicas – em complementaridade com as abordagens convencionais, eminentemente temáticas e quantitativas – sobre as áreas de política pública enquadradas nas agendas operacionais dos fundos europeus e do Portugal 2020 em concreto, de modo a aprofundar a análise estratégica e a sistematização do conhecimento sobre a aplicação das intervenções do Portugal 2020 – estratégias, atores, sinergias e limitações – e, por outro lado, promover a consolidação do diálogo estratégico e colaborativo entre atores relevantes e, em particular, com os Órgãos de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais.

A metodologia de referência assenta na análise de um grupo de territórios que possibilitem a comparação de diferentes contextos de operacionalização dos instrumentos de política cofinanciados, cruzando informação de natureza qualitativa e quantitativa no sentido de:

  1. Verificar em que medida as intervenções convergem na resposta às oportunidades e aos constrangimentos específicos de cada território e estão alinhadas com as orientações estratégicas estabelecidas para aqueles domínios e territórios;
  2. Identificar os fatores institucionais que potenciam ou inibem o ajustamento dos processos de financiamento desenvolvidos ao abrigo do Portugal 2020 às condições específicas de cada território.