px

Eurobarómetro: portugueses com mais interesse nas eleições europeias

Jun 7, 2023 | Notícias

O Parlamento Europeu publicou um novo inquérito Eurobarómetro, a um ano das próximas eleições europeias, cujo interesse público aumentou consideravelmente.

Em Portugal, 62% dos inquiridos diz que se as eleições decorressem na próxima semana, seria provável deslocarem-se às urnas, mas 59% revelam ainda não saber quando o devem efetivamente fazer.

Uma clara maioria dos cidadãos europeus (56%) está interessada nas próximas eleições, mais 6 pontos percentuais do que em 2018 num período homólogo, e cerca de dois terços (67%) os que afirmam que provavelmente votariam se as eleições se realizassem no espaço de uma semana.

Uma questão semelhante foi colocada no inquérito Eurobarómetro do Parlamento Europeu em abril de 2018, quando 58% afirmaram essa probabilidade. Tal indica que os cidadãos estão mais sensibilizados para votar nas eleições europeias de 2024, em comparação com igual momento no período que antecedeu as eleições de 2019.

Sendo as eleições fundamentais para todas as democracias, em Portugal, a democracia continua a ser o valor a destacar (35%), mas é a solidariedade entre Estados-Membros e regiões (32%) e a proteção dos direitos humanos (31%) que vem a seguir.

Mais de metade dos inquiridos (54% dos europeus e 67% dos portugueses) estão satisfeitos com o funcionamento da democracia na União Europeia.

Analisando vários elementos democráticos, a média europeia indica que os cidadãos estão mais satisfeitos com a realização de eleições livres e justas (70%), a liberdade de expressão (70%) e o respeito pelos direitos fundamentais (66%). Ao mesmo tempo, estão menos satisfeitos com a luta contra a corrupção (60%) e desinformação (52%).

No caso português, apesar de as eleições livres e justas (85%) e a liberdade de expressão (80%) apresentarem-se igualmente entre os níveis de satisfação mais elevados, 83% dos portugueses considera ainda satisfatória a diversidade dos media na UE.

Considerando aquilo com o que estão menos satisfeitos, a luta contra a corrupção entra na equação de 67% dos portugueses e 54% está insatisfeito com os partidos políticos. Quanto à luta contra a desinformação, ao contrário da média europeia, os portugueses mostram-se maioritariamente satisfeitos (54%).

80% dos portugueses reconhecem ainda o impacto da União Europeia (UE) na sua vida quotidiana, enquanto a média europeia é de 71%.

Quanto ao apoio da União Europeia à Ucrânia, em Portugal a percentagem chega aos 84%, colocando o país entre os mais satisfeitos.

Também é de destacar a satisfação dos europeus em geral e dos portugueses em particular no que respeita os domínios da proteção dos direitos democráticos e do respeito pelo Estado de direito (64% e 67% respetivamente), bem como da política externa (54% e 65%).

Consulte aqui o Eurobarómetro da Primavera.

 

Fonte: PE