O Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional (Ferrovia 2020 – Projetar Portugal na Europa) destina-se a aumentar a competitividade do transporte ferroviário e a melhorar as ligações internacionais, através de intervenções em metade (1200 quilómetros) da rede ferroviária, com um custo de 2000 mil milhões de euros. Tem três grandes eixos, os corredores internacionais norte e sul, o corredor nacional norte-sul e os corredores complementares.
A Comissária europeia responsável pelos transportes, Violeta Bulc inaugurou três projetos de investimento na ferrovia em Portugal, que representam 252 milhões de euros de contribuição da União Europeia, durante o atual período financeiro 2014-2020.
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques na cerimónia de início da obra de reabilitação da linha-ferroviária Covilhã-Guarda realizada ontem salientou que “Este é um investimento estruturante” e “de uma importância decisiva para a consolidação da rede ferroviária, enquanto elemento de suporte da coesão europeia”.
Fonte: Rep. da CE em Portugal e Portal do Governo