px

FFMS | Como Nascem e Morrem os Portugueses

Mai 20, 2020 | Notícias

Este livro é um retrato atual da demografia portuguesa: população, nascimentos, óbitos, saldo natural e saldo migratório. Descreve onde e como nascem os Portugueses, e o perfil sociodemográfico das mães, nomeadamente idade, nível de instrução e condição perante o trabalho. Informa também sobre quantos morrem, a que idades e de que causas, qual o panorama das mortes infantis e maternas, e qual a esperança de vida à nascença dos Portugueses.

 

A análise dos dados sobre nascimentos e óbitos visou identificar as características de quem nasce e de quem morre em Portugal e, através dessa identificação, responder a algumas interrogações centrais, nomeadamente:

 

• Como é que o como se nasce e morre em Portugal define a população que hoje somos?

• Como nos caracterizamos enquanto população?

• Como evoluímos?

• Como é que a população que somos influenciou o como se nasce e se morre no nosso país?

 

Somos uma população em declínio demográfico, com reduzido número de jovens e elevado número de idosos, com uma população em idade potencialmente ativa a diminuir e também ela própria a envelhecer. Uma população cuja fecundidade não permite a substituição das gerações desde 1982, e que mantém, desde 1994, níveis tão baixos que se tornaram críticos em termos da possibilidade da sua recuperação futura, vem determinando a diminuição da dimensão das sucessivas gerações.

 

Imagem FFMS - Média de filhos por mulher

Aceda aqui às infografias.

 

 

Saiba mais, consultando aqui o Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) da autoria de Maria Filomena Mendes.

 

Fonte: FFMS/MC